Uma Fábrica de Concreto é uma instalação onde são fabricados produtos à base de cimento, areia e pedra para uso em diversas obras de engenharia. Essas instalações são constituídas por equipamentos como britadeiras, betoneiras, elevadores de pó, carregadores, silos, esteiras transportadoras, moinhos, entre outros. O processo de produção se inicia com a inspeção das matérias-primas, que normalmente incluem cimento Portland, agregados (areia e pedra), água e aditivos químicos. Todos os materiais são misturados em proporções diferentes para obter diferentes tipos de concreto.
Após os materiais serem misturados, eles são movidos para uma central de dosagem, onde passam por um sistema de transporte pneumático, deixando subir por uma série de silos até serem dosados. Esses silos são então alimentados para embarcações, caminhões, betoneira ou recipientes para transporte ao local da obra. A dosagem certa ajuda a garantir que o concreto endureça devidamente. O concreto geralmente alcança seu ponto de resistência dentro de cerca de cinco a sete dias, dependendo das condições ambientais.
Após a produção, a fábrica de concreto monitora os produtos de forma contínua para garantir que sejam do mesmo padrão. Se desejar, pode também enviar amostras de concreto para testes de laboratório para garantir a qualidade do produto.
Em relação ao meio ambiente, algumas fábricas de concreto se esforçam para utilizar apenas energia limpa, materiais reutilizáveis e recicláveis, além de oferecer programas de conscientização ambiental para seus empregados.