Atualmente é cada vez mais comum que as obras em andamento no campo da engenharia civil peçam produtos com qualidade elevada e que confiram às suas etapas de elaboração mais segurança e confiabilidade.
É aí que entra o Concreto Usinado, um conteúdo preparado em empresas concreteiras que lhe conferem dosagens controladas dos materiais usados em sua composição.
De acordo com a NBR7212/12, também conhecida como Execução do Concreto Dosado Em Central – Procedimento, o concreto usinado pode ser transportado para as obras com o auxílio de caminhões betoneiras ou em outro veículo que seja ausente de equipamentos de agitação.
Características para que se tenha o melhor concreto usinado em sua obra
Usado em grandes centros urbanos, cenários em que o espaço físico e o volume necessário de concreto no canteiro reduzem a produção, o também conhecido como concreto dosado em central apresenta ampla qualidade em virtude do controle tecnológico usado em sua produção.
Exposto a monitoramento constante para que se tenha o melhor concreto usinado em sua obra, o material é colocado, no mínimo, em três ensaios de umidade diários, lhe garantindo volume e resistência.
Por ser produzido com volumes cuidadosamente dosados, ele possui uma massa homogênea e equilibrada que permite que a quantidade de concreto usinado encomendado seja entregue à risca na obra, evitando eventuais retrabalhos.
Tenha o melhor concreto usinado em sua obra o diferenciando do concreto virado em obra
É comum que as pessoas pensem que o concreto usinado e o concreto virado em obra sejam a mesma coisa.
Apesar de serem igualmente utilizados nas demais obras da engenharia civil, os materiais apresentam diferenças consideráveis que garantem à obra uma finalização de qualidades divergentes.
Para que tenha o melhor concreto usinado em sua obra, conheça as diferenças entre eles:
Concreto usinado
- Por demandar à indústria um maior rigor na medição e seleção dos insumos usados em sua composição, possui maior homogeneidade;
- Possui traços mais bem definidos por ter seus insumos pesados de maneira eletrônica;
- Possui um volume de água equilibrado, não danificando sua resistência nem sua consistência;
- Por ter uma medida mais exata, ter fácil instalação e conferir à obra mais resistência, pede menos material e exige menos mão de obra. Isso dá uma grande economia no contexto geral de um projeto;
Concreto virado em obra
- Possui menor uniformidade pela sua produção não ter tanto rigor por parte das indústrias da construção civil;
- Seu material-base é pesado de modo mais empírico, com auxílio de baldes, o que confere ao concreto virado em obra uma menor assertividade no atendimento às especificações do projeto estrutural;
- Por não ser inserida na mistura da composição desse tipo de concreto de maneira sistematizada, a água faz com que o material fique com menor resistência e, consequentemente, colocando em risco a segurança da obra;
- Para se ter resistência semelhante à do concreto usinado, o concreto virado em obra deve ser instalado em maior quantidade, pedindo mais mão de obra e desembolsando maiores montantes de dinheiro para se ter o mesmo resultado.
Para que tenha o melhor concreto usinado em sua obra, conheça suas vantagens
É verdade que a qualidade oferecida pelo concreto dosado em central é superior em comparação aos outros tipos de concreto encontrados no mercado.
No entanto, se engana aquele que pensa que essa é a única vantagem que ele apresenta em relação às outras variações do material. Abaixo, serão listados vários outros benefícios que fazem do concreto usinado a melhor opção para qualquer obra.
Eles podem ser:
- Certeza da qualidade da obra por ter seus componentes medidos de maneira tecnológica;
- Melhoria da produtividade da mão de obra nos canteiros das obras: por dispor de uma fácil instalação, o material proporciona uma aplicação fluída que pede maior concentração dos trabalhadores. Isso gera um benefício que todo gestor idealiza em sua obra, que é a máxima produtividade;
- Economia: por ser produzido em volumes exatos de acordo com a quantidade que é encomendado, o concreto dosado em central possibilita a redução do desperdício e/ou a encomenda de montantes elevados de outros materiais para uma mesma função: proporcionar resistência. Isso faz com que gere redução de custos e, consequentemente, amplie a produtividade do projeto. Isso faz com que se tenha o melhor concreto usinado em sua obra;
- Economia de espaço: por já vir pronto e entregue por caminhões betoneira, o concreto usinado não pede um espaço físico suntuoso para o armazenamento de seus aditivos, como areia, brita e sacos de cimento;
- Resistência associada à agilidade: por ser consistente, o concreto dosado em central pode ser usado, inclusive, na concretagem de elementos estruturais robustos, como grandes lajes e blocos de fundação. Tudo em somente um dia.
Conheça os cuidados necessários tanto na aplicação quanto na pós-aplicação do concreto usinado
Apesar de possibilitar uma fácil instalação, o concreto dosado em central pede alguns cuidados no momento de sua aplicação e após a mesma.
Na instalação
- Conferir se a carga do caminhão betoneira está com lacre e se o código do produto corresponde ao mesmo da nota fiscal emitida;
- Em caso da aplicação com bombas, a obra deve oferecer uma dupla de sacos de cimento e outra dupla de carrinhos de areia para a produção da argamassa que lubrifica a tubulação;
- O concreto usinado deve ser lançado a uma altura de, no máximo, dois metros. No caso de peças estreitas e/ou altas, o material deve ser arremessado por funis ou bombas.
Após a instalação
- Fazer a cura apropriada principalmente nos primeiros sete dias após a aplicação do concreto usinado. Ela protegerá o material contra as intempéries climáticas;
- Retirar as formas e os escoramentos somente quando o material atingir a resistência necessária para suportar, por exemplo, o próprio peso.
Com tudo o que foi visto, o concreto usinado é um material que oferece máxima segurança e confiabilidade de que o projeto da obra será entregue com qualidade superior em relação às obras que usam concretos comuns.
Possibilitando economia financeira e de espaço, produtividade e agilidade, o concreto dosado em central é o material que toda obra merece!